segunda-feira, agosto 09, 2010

Discurso 2010/1

Senhor Roberto Sarquis Berte, Diretor da Faculdade de Tecnologia Senac Rio Grande do Sul.

Senhor José Paulo da Rosa, Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul.

Senhor Professor Franz Jhosef Figueroa Ferreira da Silva, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senac Rio Grande do Sul e professor homenageado da turma.

Estimados formandos, senhoras e senhores. Boa Tarde!

Quando fui escolhido como paraninfo da turma de formandos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas fiquei extremamente honrado e feliz. E, como tal, tenho a responsabilidade de expor algumas considerações sobre este belo momento que é a colação de grau.

Hoje termina um período que começou no momento em que vocês entraram pela primeira vez na Faculdade de Tecnologia SENAC RS, e que no caminho propiciou que cada um encarasse de maneira diferente esta grande experiência de vida que é a graduação.

Durante esta trajetória vocês foram apresentados a uma série de professores e disciplinas, envolvendo a lógica, ao raciocínio abstrato, aos algoritmos e a programação e foram caminhando a passos largos até o famoso TCC. Obtiveram conhecimentos teóricos e realizaram diversas atividades práticas e tenho certeza que aprenderam muito, afinal de contas foram mais de duas mil horas em sala de aula, fora outras tantas mil estudando e socializando com os colegas, que em muitos casos, se tornaram amigos pra vida inteira.

A nova campanha do SENAC RS tem como conceito a seguinte frase: “Educação para o trabalho e para a vida”, e é esta a grande conquista que vocês obtiveram, queridos afilhados, ao concluírem um curso de terceiro grau, pois agora o incentivo de querer saber mais, de inovar no ambiente de trabalho e, principalmente, de crescer como pessoa, só aumenta!

É a educação o melhor e mais completo trunfo para a igualdade, para a verdadeira democracia e para o crescimento de uma nação; a conclusão de um curso superior, que atualmente é pra poucos no Brasil, com todas suas contradições e desigualdades, significa a própria vitória da Educação: a vitória das idéias. Olhando pra essa turma grande de formandos eu posso afirmar que hoje a vitória foi de goleada, um baita chocolate.

Claro que vocês venceram pelo esforço pessoal, aliado às oportunidades oferecidas pela Família e pelo SENAC (uma das maiores instituições de ensino do país). Às vezes, alguns problemas em casa ou na faculdade tiveram que ser superados, mas o que fica eternizado são as coisas boas. Hoje é o dia de celebrar esta vitória em conjunto, pois a formatura é um momento muito legal na vida de todos, não só dos formandos, portanto curtam muito esse dia.

Meus afilhados e agora colegas de profissão, aproveitem bastante essa conquista, mandem bem no trabalho, continuem estudando, sejam bons pai, mãe, filho e filha. Batalhem bastante, realizem todos os seus sonhos e sejam felizes sempre!

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza vocês são merecedores desse sucesso. Parabéns a turma de formandos 2010/1 do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas! Vocês venceram este desafio!

Uma boa tarde a todos, muito obrigado.

Um comentário:

Nei disse...

Legal teu discurso, sintético, claro e afetuoso. Parabéns.